logo

Polissonografia e Medicina do Sono

Polissonografia e Medicina do Sono

Polissonografia –  A polissonografia é o exame realizado para avaliar os distúrbios do sono, como Síndrome da Apnéia e Hipopnéia do Sono (SAHOS). O exame é realizado durante uma noite inteira.  São colocados sensores sobre a pele do paciente, os quais fazem registros de parâmetros  importantes para a análise da qualidade do sono , como os estágios do sono (nível de profundidade do sono),  apnéias (paradas na respiração) e oxigenação sanguínea.

O Centro de Otorrinolaringologia possui equipamentos modernos e quartos confortáveis para a realização da polissonografia. Com este exame, teremos uma avaliação global da qualidade do sono o que é  indispensável para guiar o tratamento de distúrbios, como o roncos e a apnéia do sono.

CPAP  – o CPAP (aparelho de pressão positiva , do inglês Continuous Positive Airway Pressure ) é considerado o tratamento mais eficaz para a apnéia do sono. Reservado principalmente para os casos graves ou mesmo nos leves, quando não se tem bom resultado com outros tratamentos. Consiste em um aparelho, com diferentes modelos e tecnologias, que emite uma pressão de ar por meio de uma máscara a qual desobstrui a via aérea durante as apnéias. Considerado um importante  avanço para o tratamento da SAHOS, tem sido grande aliado em melhorar a qualidade do sono  e consequentemente qualidade de vida e redução de risco cardiovascular.