Cirurgias

AMIGDALECTOMIA E ADENOIDECTOMIA

Remoção das amígdalas e das adenoides (popularmente conhecida com carne esponjosa). Esta cirurgia apresenta como principal indicação a correção de distúrbios da respiração, que se apresenta com sintomas como roncos e obstrução nasal . Também pode ser realizada para prevenir infecções, como a faringite e a sinusite.

SEPTOPLASTIA E TURBINECTOMIA

Cirurgia realizada para correção de desvios do septo nasal e redução dos cornetos nasais. Apresenta como principal indicação a obstrução nasal permanente, quando não se tem bom resultado com o tratamento medicamentoso.

CIRURGIA ENDOSCÓPICA NASAL

Cirurgia realizada com aparelho de vídeo e ótica rígida nasal (endoscopia) que apresenta como principais indicações o tratamento de sinusite crônica, sinusites agudas de repetição, correção de defeitos anatômicos e remoção de doenças como pólipos e tumores nasais.

RINOPLASTIA

Cirurgia plástica nasal, realizada com o objetivo de reparo de alterações estéticas nasais como ajuste do dorso (giba nasal), desvios e assimetrias , rotação e definição da ponta nasal. Importante atenção é dada para manter uma boa funcionalidade do nariz, ajustando aspectos anatômicos e prevenindo complicações como a obstrução nasal.

FARINGOPLASTIA

Cirurgia realizada para tratamento do ronco primário ou apnéia do sono em grau leve. Apresenta indicações específicas para a qual é indispensável uma boa avaliação clínica e exame físico. Tem como parte inicial da cirurgia a remoção das amígdalas palatinas.

TIMPANOTOMIA COM TUBO DE VENTILAÇÃO

Cirurgia para inserção de tubo de ventilação na membrana timpânica. Apresenta como principais indicações as infecções de ouvido de repetição (otites), a otite crônica e distúrbios de ventilação da orelha média , como a disfunção da tuba auditiva.

TIMPANOPLASTIA

Cirurgia realizada para tratamento da perfuração timpânica. Possui como principal objetivo o fechamento da perfuração do tímpano e controle de infecções, mas também apresenta benefícios sobre a perda auditiva. No procedimento é usado um pequeno enxerto de fáscia muscular para ser inserido no local da perfuração.

Otoplastia

Cirurgia realizada para tratamento estético das orelhas proeminentes (orelhas de abano). Consiste em em aproximar o pavilhão auricular do crânio e em amenizar malformações de sua anatomia.